Rua Valentim P de Melo, 80 Centro ・ Canelinha ・ SC - (48) 3264-0041

Estação de Tratamento

Da represa a água parte por gravidade até a Estação de tratamento de Água (ETA), localizada no bairro Moura, onde há um processo de filtração denominado Clarificação. Neste, a água perpassa em fluxo ascendente por um leito de areia. No total, são 6 filtros, sendo que 3 deles foram implantados em 2020, o que possibilitou um aumento de capacidade e melhoria da qualidade da água.
Para auxiliar a remoção das impurezas na água pelos filtros, em dias de alta pluviosidade, é feita a dosagem de PAC (Policloreto de Alumínio), cuja quantidade é determinada através de um ensaio laboratorial chamado Jarro Teste. O PAC não fica incorporado à água, ele é retido pelos filtro junto às impurezas.  
Dos filtros a água segue para os reservatórios, onde recebe Hipoclorito de Sódio (Cloro), para eliminar microrganismos patogênicos possivelmente presentes na água, e Fluossilicato de Sódio, para diminuir a incidência de Cárie dentária, em atendimento à Portaria de Consolidação n° 5, anexo XX. São dois reservatórios, um de 200.000 litros e outro de 500.000 litros, de onde a água é distribuída a todo o município.
Loading...
© 2021 Semais Canelinha - Todos os direitos reservados
IGGY Marketing & Inovação